Artigos
- Kayo
- maio 19, 2022
- 7:02 pm
Você não precisa ter dores de cabeça ao contratar seu auxílio-doença pelo INSS.
O auxílio doença é pago ao trabalhador que possui a qualidade de segurado; que tenha cumprido período de carência exigida, de 12 meses, em regra, e que esteja incapacitado para o seu trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos ou num período total de 60 dias.
Quem tem direito?
O auxílio doença é concedido ao trabalhador que ficar incapacitado de trabalhar de forma total e temporária. Ou seja, se você adquiriu alguma doença ou sofreu algum dano que lhe deixará incapaz de trabalhar por mais de 15 dias consecutivos ou num período total de 60 dias, você pode ter direito ao auxílio doença, contanto que tenha cumprido o prazo de carência de 12 meses.
O que é o prazo de carência?
É o número mínimo de meses pagos ao INSS para que você ou seu dependente possam ter o direito de receber um benefício. Logo, para você ter direito ao auxílio-doença você precisa ter contribuído no mínimo 12 meses para o INSS.
Há isenção de carência para doenças graves?
Algumas doenças graves são dispensadas desse período, ou seja, se você possuir qualquer uma dessas doenças, não será preciso cumprir o prazo de carência:
- Tuberculose Ativa;
- Mal de Parkinson;
- Síndrome da Imunodeficiência Adquirida — AIDS;
- Hanseníase;
- Neoplasia Maligna (câncer);
- Cegueira ou Visão Monocular;
- Alienação Mental;
- Nefropatia grave;
- Cardiopatia grave;
- Hepatopatia grave;
- Paralisia Irreversível e Incapacitante;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Osteíte Deformante;
- Hepatopatia Grave;
- Contaminação por Radiação com base em conclusão da medicina especializada
Além disso, se osegurado sofreu acidente de qualquer natureza ou a causa da doença for profissional ou do trabalho, também será dispensado o período de carência.
Como dar entrada para conseguir o benefício
Há duas formas de dar entrada no auxílio, uma delas é por meio do aplicativo meu INSS e a outra é com ajuda de um especialista.
Para dar entrada pelo aplicativo, você deve seguir esses passos:
- Acesse Meu INSS;
- Selecione a opção “Agendar Perícia” – Quem ainda não tem senha, precisa se cadastrar para fazer o login;
- Clique em “Perícia Inicial”;
- E depois em “Selecionar”;
- Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM”;
- Clique em “Continuar”;
- Preencha as informações solicitadas;
- Clique em “Avançar”;
- Na opção “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento e clique em “Anexar”;
- Selecione o documento que você quer anexar (seu atestado médico);
- Clique em “Abrir” e depois em “Enviar”;
- Siga os passos e clique em “Gerar Comprovante”;
- Salve em seu computador ou celular. Pronto!!
A única desvantagem de fazer sozinho, é que é muito comum o benefício ser negado pelo INSS.
Por isso, recomendamos o apoio de um especialista.
Por que eu devo contratar o Kayo Melo Advogados?
Porque você merece o melhor! Você merece ter uma equipe que estará 100% dedicada ao seu caso, buscando te auxiliar em tudo que for necessário para você conquistar o seu objetivo. O Escritório Kayo Melo Advogados, possui mais de 5 anos de experiência na advocacia, conta com dezenas de avaliações 5 estrelas em sua página no Google, e possui as ferramentas que você precisa para conquistar o seu benefício, pois é especializado em demandas contra o INSS, e é referência nacional nesse nicho de atuação. Então se você quer se aposentar e acabar com a sua vigia, nós podemos te ajudar! Clique no botão abaixo e fale com um de nossos advogados. Você está preparado para ter mais tranquilidade para o seu futuro? Atendimento 100% online, sem burocracia e de qualidade? Só o Kayo Melo Advogados pode te proporcionar!
Artigos relacionados
Concenssão da aposentadoria por idade
Você provavelmente já sabia, mas a previdência está em constante atualização, principalmente quando falamos em leis e suas reformas, não podemos deixar os benefícios previdenciários passarem despercebidos, pois eles também sofrem alterações com isso.
Pensão por morte
A pensão por morte é a modalidade de benefício concedido pelo INSS, quando o parente falecido deixa dependentes, e tenha pago, ou seja, segurado do INSS.
Planejamento previdenciário
Quando identificamos o momento certo de se aposentar, estamos visando o melhor valor de aposentadoria para você. Além disso, serão analisadas algumas condutas que você poderá praticar para aumentar o valor da sua aposentadoria.